Mitologia greco-romana no cinema

30/01/2021 - 17:00 jusqu'à 10/04/2021 - 18:40

La maison

Narrativas mitológicas, imagens em movimento, metamorfoses do texto às telas. O evento de extensão "Mitologia greco-romana no cinema" abordará tudo isso num ciclo de nove encontros semanais sobre a recepção de temas e textos clássicos da Antiguidade greco-romana no cinema e na contemporaneidade. A abertura ocorre no próximo dia 30 de janeiro, sábado.

Organizado por professores dos cursos de Letras e Filosofia, numa parceria de três universidades federais mineiras – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Viçosa (UFV) –, o evento reunirá 26 pesquisadores, do Brasil e do exterior, pertencentes a várias áreas, numa proposta interdisciplinar de colocar em diálogo Filosofia, Literatura, História e Cinema.

Gratuito e aberto ao público, o ciclo de debates acontece integralmente em formato remoto.

Para assistir às gravações do ciclo de debates, acesse o canal do YouTube.

Voir le profil

Temas

1. Glauber, entre Gregos e Baianos: Jair Tadeu da Fonseca e Jacyntho Lins Brandão;
  2. A odisseia de Penélope: Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa e Maria de Fátima Sousa e Silva;
  3. Entre a tragédia e comédia: Helena e Lisístrata: Jane Kelly de Oliveira e Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho;
  4. Medeias: Charlene Martins Miotti e Maria Fernanda Gárbero;
  5. Olhares Edipianos: José Amarante, Luciene Lages Silva, Francisco Vítor Macêdo Pereira, Orlando Luiz de Araújo e Júnior Vilarino Pereira;
  6. Heroísmo e Hybris (desmedida): André Luiz Alves dos Santos, Edson Ferreira Martins, Fábio Faversani e Fábio Joly;
  7. Roma no Cinema: Cláudio Aquati e Renata Senna Garraffoni e Maria Claudia Bonadio;
  8. A écfrase, entre palavras e imagens: Leni Ribeiro Leite, Barbara Faria Tófoli e Rafael Senra Coelho;
  9. Cinemetamorfoses ovidianas: Ovid on Screen – A Montage of Attractions: Sandra Bianchet, Júlia Batista Castilho de Avellar, Martin M. Winkler e Rodrigo Gonçalves.

Abonnements

Coût de l'événement:

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 29 de janeiro de 2021, para a sessão de Abertura, e até o dia anterior a cada encontro, para as demais sessões.

O evento será realizado virtualmente por meio da plataforma Zoom, de 30 de janeiro de 2021 a 10 de abril de 2021, sempre aos sábados, das 17h às 18h40. No formulário de inscrição, é necessário marcar os dias do Ciclo de Debates em que se deseja participar.

Os inscritos receberão, no dia de cada encontro, o link para acesso à sala virtual. Os certificados de participação serão emitidos após o término de todo o ciclo, de acordo com a carga horária de participação.

Link para o formulário de inscrição: https://forms.gle/7QFBRzCNScd1DZhb6

• Júlia Batista Castilho de Avellar (ILEEL/Universidade Federal de Uberlândia);
  • Edson Ferreira Martins (Letras/Universidade Federal de Viçosa);
  • Igor Barbosa Cardoso (Filosofia/Universidade Federal de Minas Gerais);
  • Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho (Filosofia/Universidade Federal de Minas Gerais).

Réalisation

ILEEL