Projeto Lector in Fabula debate a obra 'Ensaio sobre a Cegueira', de José Saramago

22/06/2020 - 18:00 jusqu'à 31/08/2020 - 20:00
   gpeagrupo@gmail.com

La maison

O Lector in Fabula é um projeto desenvolvido pelo Grupo de Pesquisas em Espacialidades Artísticas (GPEA), grupo de pesquisa coordenado pela professora Marisa Gama-Khalil, do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (ILEEL/UFU).

A nova atividade do projeto será a leitura e debate da obra "Ensaio sobre a Cegueira", de José Saramago. Entre os dias 22 de junho e 31 de agosto, serão realizadas reuniões on-lines semanais, via plataforma Google Meet, sempre às segundas-feiras, das 18 às 20 horas.

Histórico

O Lector in fabula existe desde 2012 e tem como proposta central promover encontros semanais para a realização de leituras da literatura - romances, contos, crônicas, poemas, peças teatrais, etc. O público-alvo do projeto é bem abrangente, uma vez que agrega tanto a comunidade de Letras, professores e alunos, como a comunidade acadêmica de outros cursos da UFU e o público externo à universidade, de uma forma geral, que se interessa pela leitura do texto literário.

O objetivo do projeto é ampliar a formação de leitura dos participantes do grupo, já que, nos encontros, são lidos textos literários considerados clássicos em nossa cultura, como também textos que se encontram à margem do cânone. Outro intuito é o de instigar a comunicação oral, prática tão esvaziada nas escolas e universidades em decorrência da primazia que se concedeu à leitura silenciosa.

Espera-se, portanto, que os debates gerados pelas leituras nos encontros do grupo possam contribuir com a formação acadêmica-profissional dos participantes e, especialmente, com a sua formação pessoal, uma vez que, concordando com Antonio Candido, o GPEA entende que uma das principais funções da literatura é a humanização do homem.

Autres informations

Réalisation