Evento adiado conforme decisão do Comitê de Monitoramento ao Covid-19/UFU - Exposições "Arquivos de Demolição" e "Tempe Terra"

20/03/2020 - 19:30 jusqu'à 18/04/2020

La maison

O Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia (MUnA/UFU) terá em cartaz, entre os dias 20 de março e 18 de abril, duas novas exposições.

"Arquivos de Demolição" é assinada por Glayson Arcanjo e vai ocupar o Mezanino do MUnA. A mostra traz desenhos que demonstram as peregrinações do artista por sítios urbanos abandonados, que seriam a tentativa de registro de sensações e sentimentos experenciados por ele diante do abandono e dos escombros.

Para o autor, encontram-se nos escombros uma historicidade, um testemunho do processo de abandono típico de explorações imobiliárias dos grandes centros urbanos. Nesse sentido, retirando os destroços de sua condição de invisibilidade urbana, os processos dos quais resultam "Arquivos de Demolição" seriam um ato de resistência e de provocação.

Glayson Arcanjo é professor efetivo na Faculdade de Artes Visuais/FAV da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG) e doutor em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

"Tempe Terra" intitula a exposição de Sandra Lapage e Carlos Pileggi na Galeria do MUnA. A mostra traz arte em materiais e objetos tradicionalmente considerados mundanos, imperfeitos e inúteis, descartados do cotidiano.

Os artistas levantam questões como a elevação de objetos e dejetos do cotidiano à alcunha de “preciosos”, levando à discussão do que é valioso e de como o valor é determinado na sociedade contemporânea. "Tempe Terra" pode ser entendida tal qual arte como recuperação da infância e recusa dos mecanismos repressivos da sociedade.

Sandra Lapage graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) em 1999 e é mestra em Artes Visuais pela Maine College of Art, Portland, ME (2013). Carlos Pileggi é bacharel em Design pela Universidade Anhembi-Morumbi, São Paulo (2003), e mestre em Artes Visuais pelo Maine College of Art, Portland, ME (2013).

O evento de abertura das duas novas exposições será realizado no dia 20 de março, a partir das 19h30.

Abonnements

Coût de l'événement: