Aula inaugural da pós-graduação 2019/1

15/03/2019 - 09:00
   propp@ufu.br    (34) 3239-4603

La maison

O semestre letivo dos cursos de pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) começa no dia 11 de março. Para inaugurar as atividades, todos os estudantes e professores dos cursos de especialização, mestrado e doutorado estão convidados a participar, no dia 15 de março, às 9h, da aula inaugural sobre “Divulgação científica na pós-graduação”, no Anfiteatro do Bloco 5S do Campus Santa Mônica.

A aula, que será ministrada pela pesquisadora e jornalista Léa Medeiros, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), é aberta a toda a comunidade acadêmica, inclusive da graduação, sem inscrição prévia. O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), em parceria com a Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU).

Divulgação científica

Os termos “divulgação científica”, “popularização da ciência” e “comunicação da ciência”, segundo Medeiros, são usados para representar a ideia de que um conhecimento produzido pela comunidade científica pode ser transmitido para o conjunto da população que não está habituada ao meio acadêmico.

A jornalista defende que as ações de divulgação científica colaboram para a criação da cultura científica nos cidadãos. Essa cultura científica possibilita a compreensão de que a ciência permeia todos os temas da vida cotidiana, a formação de uma consciência crítica sobre ciência e o reconhecimento da importância do financiamento de pesquisa e inovação.

“Este tema é ainda mais urgente no momento em que orientações políticas e religiosas mais conservadoras em todo mundo estão indo contra evidências científicas. Os pesquisadores podem ajudar a esclarecer questões polêmicas na sociedade contribuindo, inclusive, para a agenda política no Brasil”, afirma Medeiros. “Por isso, a palestra visa sensibilizar os estudantes de pós-graduação para a possibilidade de tornarem-se divulgadores da ciência, utilizando todas as plataformas disponíveis para alcançar o público leigo”, completa.

Lea Medeiros

Léa Medeiros é graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1992) e mestra em Extensão Rural pela UFV (2005). Sua dissertação, apresentada em 2005, teve como tema “Ordem no caos: como os jornalistas selecionam pautas sobre ciência e tecnologia em Minas Gerais”.

Medeiros trabalha como jornalista da UFV desde 1994 e foi professora substituta do curso de comunicação da UFV e da Faculdade de Viçosa. Atua como produtora e diretora de programas de divulgação científica na TV Viçosa e Rádio Universitária FM e, desde 1997, como assessora de imprensa da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.

A jornalista também foi membro da Rede Mineira de Divulgação Científica da Fapemig e da Associação Brasileira de Jornalismo Científico e venceu o Prêmio de Divulgação Científica da Fapemig (Medalha Francisco de Assis Magalhães Gomes) em 2001.

Coût de l'événement:
Type d'évènement: