21/11/2018 - 19:00 jusqu'à 23/11/2018

La maison

A Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (DIPAE) da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PROAE) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) apresenta à comunidade universitária um ciclo de palestra intitulada de “Apoio pedagógico à pesquisa científica: elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC”. Este é um projeto que organiza e apresenta procedimentos de elaboração da pesquisa científica para estudantes matriculados nos diversos cursos de graduação da UFU.

Dados quantitativos e qualitativos apontam números significativos de estudantes que apresentam reprovações, desistências, trancamento de disciplinas ou de semestre; problemas na escolha de temas e de orientadores; preparação inadequada de projetos de pesquisa e de confecção de relatórios monográficos relacionados às disciplinas que versam sobre a elaboração do Trabalho de Conclusão de Cursos (TCC). Essa situação impacta diretamente o desempenho acadêmico de estudantes de graduação no final do seu curso e contribui, às vezes, para aumentar índice de reprovações e até mesmo de evasão de cursos e/ou da universidade.

Assim,  auxiliar os discentes de graduação a compreender e a debater criticamente a construção do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC e de maneira específica: problematizar, debater e apontar diretrizes para o processo de definição do tema e do delineamento do objeto de pesquisa na elaboração do TCC, com graduandos da UFU. O conteúdo programático abrange: atitude inicial do graduando diante do TCC, do tema à delimitação do objeto de pesquisa e a estruturação do projeto de pesquisa.

Essas palestras são apresentadas por Antônio Neto Ferreira dos Santos, doutor em educação, com experiência em orientação educacional e pedagógica no ensino superior. A exposição é voltada, preferencialmente aos graduandos da UFU e acontece no mês de novembro, de 21 a 23, nos campi Santa Mônica e Umuarama.

Haverá emissão de certificados com carga horária de três horas. Os interessados podem se inscrever pelo formulário.

Mais informações:

E-mail: dipae@proae.ufu.br