O Massacre da Rosa - Diálogo sobre o assassinato de Rosalina Buccironi

Cartaz do Evento: 
 27/09/2021 - 15:00
   Instagram

Apresentação

O evento “O Massacre da Rosa - Diálogo sobre o assassinato de Rosalina Buccironi” obstina o lançamento do livro “O Massacre da Rosa”, em duas versões: impresso e e-book. A iniciativa, que acontece no dia 27 de setembro, às 15h, é organizada pelo grupo Direito e Arte - com o incentivo da Lei Aldir Blanc (140.17/2020) e o apoio da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU) e do Programa Virtual de Formação da Universidade Federal de Uberlândia (Provifor/UFU) -, visando ao combate da violência contra as mulheres.

A discussão perpassa a história do assassinato de Rosalina Buccironi, em 1926, na cidade de Uberlândia por seu marido Tubal Vilela da Silva, ex-prefeito da maior cidade do interior de Minas Gerais, que foi absolvido em julgamento. O objetivo é promover um debate sobre o papel do estado e das instituições públicas quanto às memórias e o papel pedagógico no enfrentamento à violência de gênero, como um instrumento de reparação de feminicídios regionais.

A transmissão acontece em dois canais do YouTube: Direito e Arte CIA e Provifor UFU. A participação é aberta, sem necessidade de inscrição prévia. A mediação do evento será feita pelo autor do livro, Luiz Fernando Silva, tendo como convidada a docente da Faculdade de Direito (Fadir/UFU) Neiva Flávia de Oliveira, que prestou orientação e instrução à pesquisa. É possível entrar em contato e acompanhar as novidades desta e de outras iniciativas do grupo Direito e Arte, em seu perfil no Instagram.

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito

Localização

On-line: 

Canais do YouTube: