4ª Semana de Serviço Social - Faces / UFU

'Formação e Trabalho Profissional - Desafios Contemporâneos'
 12/09/2023 - 08:00 até 15/09/2023 - 12:00

Programação

DIA 12/09 MINICURSOS/OFICINAS

 

PERÍODO DA MANHÃ (8:00 - 11:30)

 

1) Diálogos entre Educação e Serviço Social - Sala D 212

Drª Maria Aparecida Augusto Satto Vilela (UFU)

Drª Camila Maximiano Miranda Silva (UFU)

Ementa: A proposta da oficina é analisar e refletir sobre a relevância do pensamento freireano para a formação e atuação das/os assistentes sociais, considerando a dimensão socioeducativa da profissão. Nesse sentido, o trabalho desse profissional requer o desenvolvimento de práticas sociais, críticas e emancipatórias, as quais podem ser potencializadas com o conhecimento da obra de Paulo Freire e sua perspectiva de educação libertadora. O conjunto de suas contribuições revela a defesa de um projeto de sociedade que se contrapõe à exclusão social, fundamentada em princípios como a dialogicidade, politicidade, ética, comprometimento, dentre outros.

Obs.: Esta oficina é exclusiva para assistentes sociais – 15 vagas

 

2) Instrumentalidade e Serviço Social no CREAS: crianças e adolescentes vítimas de violência - Sala D 204

Dr. Flander de Almeida Calixto (UFU)

Discente Elizandra Ferreira da Silva (UFU)

Ementa: A oficina terá como base um estudo de caso que vai abordar a instrumentalidade e as intervenções do/a Assistente Social a partir de um caso de violência a criança ou adolescente.

 

3) Extrativismo e gênero: a luta das quebradeiras de coco do Norte / Nordeste do Brasil - Sala D 206

Ms. Julia Moita (UFU)

Ementa: O minicurso apresentará o trabalho extrativista das quebradeiras de coco babaçu do estado do Maranhão a partir de dados obtidos na pesquisa "Ser quebradeira de coco babaçu: vivências e desafios em tempos de pandemia de COVID-19" (UFMA, 2021-24). A explanação contará com três eixos principais: a) As quebradeiras: as identidades e performances das mulheres extrativistas; b) A organização do trabalho: a quebra do coco, o transporte do coco, a venda do coco, e cooperativas, associações e movimentos sociais; c) As lutas sociais: o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, e o Movimento Babaçu Livre.

 

4) Da negritude as ações afirmativas - Sala D 213

Ms. Josy Dayanny Alves Souza

Discentes: Herlan Oliveira Matildes e Lívia Kelly Araújo Nascimento

Ementa: A construção da negritude e da corporeidade negra como ferramenta de enfrentamento à dominação branca, heterossexual e patriarcal produtora de estereótipos e imagens de controle. A importância do Movimento Negro Unificado (MNU) na luta por emancipação política das relações étnico-raciais e da educação. A elaboração de grades curriculares, de planos de ensino e planos de trabalho antirracistas no âmbito profissional. A importância da coleta de dados e informações institucionais na promoção de ações afirmativas.

 

 5) Habilidades sociais: conviver é uma arte - Sala D 320

Dra. Polyana A Matumoto (PROAE-Pontal)

Ementa: "As habilidades sociais têm sido relacionadas a melhor qualidade de vida, a relações interpessoais mais gratificantes, a maior realização pessoal e ao sucesso profissional (Caballo, 1987, 1991; Collins & Collins, 1992; Goleman, 1995; Ickes, 1997). Por outro lado, deficiências em interagir socialmente parecem também estar relacionadas a uma variedade de transtornos psicológicos (Mc Fall, 1982; Trower, O’Mahony & Dryden, 1982)".Por isso, o objetivo deste mini-curso é oferecer uma iniciação ao treinamento em habilidades sociais, abordando aspectos do relacionamento entre pessoas e apresentando estratégias assertivas de fazer e receber elogios, fazer e receber críticas, habilidades de escuta e conversação e resolução de problemas em uma perspectiva da psicologia comportamental

 

PERÍODO DA TARDE (14:00 - 17:30)

 

6) Contribuições da Teoria Marxista para a análise de políticas sociais - Sala 213

Ms. Fernanda Franz Willers (UFU)

Dr. Mário Borges Netto (UFU)

Ementa: Esse minicurso possui como objetivo apresentar e discutir as contribuições da Teoria Marxista para a análise de políticas sociais, a partir dos conceitos de Estado, hegemonia, classes e frações de classe. Exploraremos as relações entre Estado e classes sociais e a sua vinculação com o processo de implementação de políticas sociais.

 

7) 33 anos do ECA: avanços e desafios na atuação do/a Assistente Social - Sala 216

Dr.ª Andreia Cristina da Silva Almeida (UFU)

Ementa: Os ditames do ECA (Lei 8.069/1990) podem ser considerados um conjunto de conquistas e avanços na proteção social brasileira às crianças e aos adolescentes. Ao longo dos anos, é possível constatar fatores positivos que contribuíram com a materialização e efetivação do ECA no cenário brasileiro, principalmente ao que tange a criação de políticas públicas protetivas. No entanto, é notório observar fatores negativos que impediram e impedem que estas conquistas sejam qualificadas e mantidas conforme o movimento e agravamento da vida social. Desse modo, o minicurso tem o objetivo de discutir sobre a realidade social de crianças e adolescentes no Brasil, com destaque às expressões da Questão Social e a atenção dada pelo Estado aos ditames do ECA. Os conteúdos a serem debatidos estarão fundamentados nas temáticas: proteção social e políticas sociais; ECA e seus ditames; direito de alimentação, direito de creche e habitação.

 

8) “Tirando o amargo do doce”: combatendo a violência contra as mulheres - Sala 315

Drª Soraia Veloso Cintra e discentes integrantes do PEIC Eu combato a violência. E você?

Ementa: A violência contra as mulheres precisa ser combatida em todas as instâncias e está oficina visa apresentar uma reflexão sobre a violência cotidiana por meio dos nomes dos doces brasileiros como ‘nega maluca’, ‘olho de sogra’, ‘maria mole’, ‘espera marido’, entre outros.

 

9) Serviço Social e educação: intervenção em complexos de complexos - Sala D 313

Dr. Flander de Almeida Calixto

Discente Beatriz Vieira Silva Pereira

Ementa: O Serviço Social na educação. Atendimento de famílias de crianças com TEA. Instrumentalidade no cotidiano escolar as determinantes de rede, as relações multiprofissionais e a perspectiva da inclusão na escola do contemporâneo.

 

10) A Supervisão de Campo: condições objetivas e subjetivas que perpassam o cotidiano profissional que rebatem na Formação Profissional - Sala D 217

Drª Luzilene de Almeida Martiniano (UFU)

Ementa: Discutir as condições objetivas e subjetivas do cotidiano profissional que interferem na qualidade da Supervisão. A Supervisão Acadêmica e de Campo como atividade privativa do/a Assistente Social. Estágio Supervisionado em Serviço Social e suas particularidades.

Obs.: Esta oficina é exclusiva para assistentes sociais (em exercício profissional ou não)

 

DIA 13/09

 

8:00 - 11:30       Palestra - Formação e Trabalho Profissional: desafios contemporâneos 

                           Professor Dr. José Fernando Siqueira da Silva

14:00 - 17:30     Apresentação de trabalhos (em breve será divulgada a lista com as salas)

 

DIA 14/09

 

8:00 - 11:30        Palestra - Debate sobre as atribuições do CRESS

                           Ingrid de Souza Vieira (suplente da diretoria do CRESS)

                           Beatriz Menezes (tesoureira)

DIA 15/09

 

8:00 - 11:30      Palestra - O debate da questão racial na formação em Serviço Social 

                          Professora Dra.  Cristiane Luiza Sabino de Souza

 

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito
Período de inscrições: 
14/08/2023 - 14:43 até 08/09/2023 - 23:59

Localização

R. Vinte, 1600 - Tupã - Ituiutaba/MG - 38304-402

Organização

Presidente da Semana

Dra. Camila Maximiano Miranda Silva

 

Comissão organizadora (docentes)

Dra. Carmem Lucia Cruz Ravagnani

Dra. Edileusa da Silva

Dr. Flander de Almeida Calixto

Ms. Julia Francisca Gomes Simões Moita

Dra. Luzilene de Almeida Martiniano

Dra. Soraia Veloso Cintra

 

Comissão Científica

Dra. Soraia Veloso Cintra (presidente)

Dra. Camila Maximiano Miranda Silva (FACES / UFU)

Dra. Carmem Lucia Cruz Ravagnani (FACES / UFU)

Dra. Edileusa da Silva (FACES / UFU)

Dr. Flander de Almeida Calixto (FACES / UFU)

Ms. Julia Francisca Gomes Simões Moita (FACES / UFU)

Dra. Luzilene de Almeida Martiniano (FACES / UFU)

Maria Clara Rezende Andrade (discente)

Dra. Andreia Cristina da Silva Almeida (ICH / UFU

Ms. Alessandra Teixeira da Cunha Silva (PPGSS Unesp/Franca)

Ms. Isadora Alves (PPGSS UERJ)

Ms. Daniela de Carvalho Ciriaco (PPGSS / UERJ)

Ms. Manuela Soares Silveira (Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal)

Dra. Bárbara Oliveira Rosa (PPGMS / UNIRIO)

Dr. Rogério da Silva Marques (PPGED/UFU / IMEPAC-Itumbiara) 

Submissão de Trabalhos

1. O prazo final para inscrição de trabalhos foi até o dia 23 de agosto de 2023, às 23h59 (horário de Brasília). AGRADECEMOS TODOS OS TRABALHOS ENVIADOS. ATÉ O DIA 04 DE SETEMBRO, DIVULGAREMOS O RESULTADO

2. A 4ª A Semana de Serviço Social contará com apresentações de comunicação oral de forma presencial.
3. Serão 2 modalidades: artigo e relato de experiência. Os eixos são:

3.1 TRABALHO, QUESTÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

3.2 POLÍTICA SOCIAL

3.3 SERVIÇO SOCIAL, FUNDAMENTOS, FORMAÇÃO E TRABALHO PROFISSIONAL

3.4 MOVIMENTOS SOCIAIS

3.5 ÉTICA, DIREITOS HUMANOS

3.6 QUESTÕES AGRÁRIA, URBANA, AMBIENTAL

3.7 RELAÇÕES DE EXPLORAÇÃO/OPRESSÃO DE GÊNERO, RAÇA/ETNIA, GERAÇÃO E SEXUALIDADES

4. Os trabalhos a serem submetidos para apresentação oral deverão ser anexados na ficha de inscrição. Caso haja alguma dificuldade, enviar para o email semanaservicosocialtrabalhos@gmail.com Cada participante devidamente inscrito poderá submeter até quatro trabalhos, sendo individuais, ou coletivos, fruto de pesquisas concluídas ou em andamento, de trabalhos de sala de aula ou de experiência de estágio ou projetos de extensão / intervenção. Cada trabalho poderá ter até 06 autores.
5. Para que o trabalho seja apresentado, pelo menos um/a dos/as autores/as deve estar com a inscrição efetuada.
6. Na inscrição online do trabalho cada pesquisador/a deverá definir o eixo temático ao qual seu trabalho está vinculado conforme item 3.
7. Os trabalhos enviados para a apreciação deverão seguir todas as orientações disponíveis, sob pena de não ser aceito pela Comissão Científica.
8 Normas para o artigo: deve ter entre 05 e 10 páginas com as referências:
8.1 Os artigos de discentes de graduação devem apresentar o/a docente orientador/a;
8.2 No momento da inscrição, deverá ser indicado o eixo temático;
8.3 O artigo poderá ter até 06 autores/as e poderá ser resultado de trabalhos de sala de aula; pesquisas concluídas e/ou em andamento, sejam individuais ou oriundas de grupos de pesquisa, com ênfase nos eixos da Semana;
8.4 Formas de apresentação: todos os artigos aprovados serão apresentados de forma oral presencial nas sessões coordenadas;
8.5 Só farão jus aos certificados os trabalhos efetivamente apresentados.

9 Normas para o relato de experiência: deve ter entre 05 e 10 páginas com as referências:
9.1 No momento da inscrição, deverá ser indicado o eixo temático;
9.2 Poderá ter até 06 autores/as (assistentes sociais, bacharéis em Serviço Social e/ou discentes em situação de estágio). Profissionais de outras categorias também podem se inscrever, observando as normas gerais;
9.3 As(os) discentes da UFU e de outras instituições de ensino em condições de estágio só podem inscrever relatos de experiência em conjunto com suas/seus supervisoras/es;
9.4 Discentes da UFU e de outras instituições de ensino que NÃO estejam fazendo estágio só podem se inscrever nesta modalidade, caso a experiência seja de projetos de extensão.
9.5 Os relatos de experiência devem apresentar ações de intervenção concluídas e/ou em andamento e a sistematização do trabalho profissional (reflexão das demandas/ações/atividades/respostas desenvolvidas no trabalho do/a assistente social), com ênfase nos eixos da Semana. Observar as informações contidas no Template.
9.6 Formas de apresentação: todos os relatos de experiência aprovados serão apresentados de forma oral presencial nas sessões coordenadas;
9.7 Só farão jus aos certificados os trabalhos efetivamente apresentados.

10 Normas gerais:
10.1 O texto completo deverá ser apresentado em português, digitado em word, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento um e meio (1,5) entre as linhas do texto;
10.2 Para citações longas, recuo 4 cm, corpo 10 e espaço simples (as citações deverão ser indicadas no texto por meio do sistema de chamada autor-data).
10.3 Margens direita, esquerda, superior e inferior 2,5 cm.
10.4 A primeira página do texto, deverá incluir de forma centralizada, o título do trabalho em maiúscula e negrito, acompanhado do subtítulo, se houver, minúscula e sem negrito.
10.5 Resumo de até 600 caracteres, com espaço (correspondentes a aproximadamente 05 linhas) em português, com a indicação de três palavras-chave, separadas por ponto (.). Apresentar também o ABSTRACT e Keywords.
10.6 Serão eliminados todos os trabalhos que não estiverem dentro das normas.
10.7 Antes de enviar o arquivo, lembre-se de CORRIGI-LO.

10.8 Salvar o arquivo se ‘relato’ ou ‘artigo’ mais dois nomes das/os autoras/es (se houver mais de dois autores, não é necessário incluir). Exemplo: RELATO_NOME_NOME ou ARTIGO_NOME_NOME

11 Apresentação dos trabalhos aceitos:
11.1 Os trabalhos aceitos serão divulgados na página do evento.
11.2 Todos os trabalhos aceitos deverão ser apresentados presencialmente nas sessões coordenadas. Após a apresentação, haverá um tempo para discussão e todos/as os/as apresentadores/as deverão participar.
11.3 Todos os artigos e relatos apresentados serão avaliados e poderão ser indicados para publicação. A publicação ficará sob a responsabilidade da Comissão Científica.
11.4 Na avaliação, os membros da Comissão Científica levarão em consideração: o mérito do trabalho e se está de acordo com os eixos temáticos; respeito às normas gerais do evento: coerência, ABNT, redação clara, normas gramaticais da língua portuguesa; se o texto apresenta contribuições para a formação profissional (sejam práticas ou teóricas).

Publicações

RELAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS (ordem alfabética dos títulos)

 

 

A ATUAÇÃO DE ASSISTENTES SOCIAIS NA POLÍTICA URBANA: breves considerações (Ana Clara Gasparino; Mariana Davanzo; Camila Maximiano Miranda Silva)

 

A ATUAÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (Rosianie Aparecida Oliveira da Silva; Cássio Duarte Ferreira; Maria Aparecida Augusto Satto Vilela)

 

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NO FOCO DAS LUTAS TRABALHISTAS: um olhar breve para a greve dos roteiristas nos Estados Unidos da América (EUA) (Higor Luiz Ferreira; José Fernando Siqueira da Silva)

 

A POBREZA MENSTRUAL COMO UMA DAS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL (Thayná de Freitas Guimarães Santos; Soraia Veloso Cintra)

 

AS INFLUÊNCIAS DA POLÍTICA NEOLIBERAL BRASILEIRA NA ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL (Maria Clara Rezende Andrade; Andreia Cristina da Silva Almeida)

 

ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: produção do conhecimento no Serviço Social (Natalia Dias Ribeiro; Camila Maximiano Miranda da Silva)

 

ANALISANDO NOMES DE DOCES BRASILEIROS: uma perspectiva de gênero (Bianca Monteiro e Silva; Karla Gabrielly Amaral de Siqueira; Letícia Gonçalves Heringer; Soraia Veloso Cintra; Stefany de Lima Alves)

 

ANGOLA: LUTA POR LIBERDADE, IDENTIDADE E O PANAFRICANISMO (Leticia Silva Betelli; Maria Brenda Macedo; Aurelino José Ferreira Filho)

 

APOIO TÉCNICO SOBRE O SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA – PAIF (Lucas Matheus Dias Gonçalves)

 

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA ESEBA/UFU: a trajetória de uma conquista histórica para os/as estudantes da educação básica (Fernanda de Magalhães; Verônica de Moraes Sampaio)

 

ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA COORDENAÇÃO DO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL- CRAS NATAL: um relato de experiência (Gracielle Vilela Silva)

 

ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO (Jucélia Rodrigues da Costa; Cleudiane Barros dos Santos Borges; Camila Maximiano Miranda Silva)

 

COMISSÃO DE HUMANIZAÇÃO E EVENTOS: relato de experiência das ações de educação permanente em saúde no Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos-HEI (Karoline Silva Paiva; Layla Fernanda Soares  Nunes  Filardi)

 

DE VÍTIMA A RÉ: como as mulheres vítimas de violência são julgadas nas redes sociais (Rafaela Beches; Soraia Veloso Cintra)

 

DIREITOS DAS PESSOAS COM TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA (Nayara Kelly de Jesus Rezende; Carmem Lúcia Cruz Ravagnani)

 

“EU COMBATO A VIOLÊNCIA. E VOCÊ?”:  ações institucionais de combate a violência (Bianca Monteiro e Silva; Karla Gabrielly Amaral de Siqueira; Letícia Gonçalves Heringer; Soraia Veloso Cintra; Stefany de Lima Alves)

 

ESTÁGIO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL (Brenda Laiza Oliveira Souza; Camila Maximiano Miranda Silva)

 

INCLUSÃO DOS SURDOS NO AMBIENTE ESCOLAR E SEUS DESAFIOS (Brenda Laiza Oliveira Souza; Luzilene de Almeida Martiniano)

 

INSTRUMENTALIDADE E SERVIÇO SOCIAL NO CREAS: criança e adolescentes vítimas de violência (Elizandra Ferreira da Silva; Flander de Almeida Calixto; Breno Nícolas Costa Silva)

 

MÃES NO CÁRCERE: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO SERVIÇO SOCIAL (Aline Santos Pereira; Camila Maximiano Miranda Silva)

 

MULHER ENCARCERADA: o perfil das pesquisas relacionadas ao aprisionamento feminino no âmbito do serviço social (Verônica de Moraes Sampaio; Camila Maximiano Miranda Silva)

 

O NEOLIBERALISMO, ORGANIZAÇÕES PRIVADAS NÃO LUCRATIVAS E A ATUAÇÃO DA/O ASSISTENTE SOCIAL (Larissa de Matos Pedro; Micaele Gonçalves de Jesus; Camila Maximiano Miranda Silva)

 

O SERVIÇO SOCIAL CONTRA A VIOLÊNCIA COM A CRIANÇA E O ADOLESCENTE NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA  (Áquila Alves de Oliveira Salerno; Luzilene de Almeida Martiniano)

 

O SERVIÇO SOCIAL E AS DEMANDAS SOCIOAMBIENTAIS (Maria Lucrécia dos Santos; Soraia Veloso Cintra)

 

OS IMPACTOS SOCIAIS DA VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR NAS RELAÇÕES FAMILIARES A PARTIR DA PERSPECTIVA DO SERVIÇO SOCIAL (Elizandra Ferreira da Silva; Andreia Cristina da Silva Almeida)

 

PERFIL DAS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA ATENDIDAS NO CREAS DE ITUIUTABA-MG (Jucélia Rodrigues da Costa; Flander de Almeida Calixto)

 

PERÍODO PANDEMICO E APOIO TÉCNICO:  RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ATUAÇÃO NOS MUNICÍPIOS DE ABRANGÊNCIA DA DIRETORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE ITUIUTABA-MG ((Lucas Matheus Dias Gonçalves)

 

POR QUE CONSTRUIR UMA UNIVERSIDADE COM A NOSSA CARA? 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes – CONUNE (Bárbara Resende Batista; Julia Francisca Gomes Simões Moita)

 

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NA ESCOLA MUNICIPAL DA REDE DE ENSINO REGULAR (Beatriz Vieira Silva Pereira; Bruna Aparecida Silva; Flander de Almeida Calixto)

 

REVISTA FONFON: a representação da mulher na imprensa do Estado Novo (1937-1945) (Adriel Henrique de Andrade;  Lorrayne Aparecida Moura Terrezza; Marina Maria Vieira Gomes; Júlia Francisca Gomes Simões Moita)

 

SEMEAR JOVENS PARA COLHER UM FUTURO. Projeto de Intervenção: Horta comunitária CRAS Natal.(Gracielle Vilela Silva; Nathan Reinaldo Carvalho Silva; Eidi Paula Santos)

 

SERVIÇO SOCIAL E O TRABALHO PROFISSIONAL: POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO COMO ASSISTENTE TÉCNICO/A SOCIAL (Jéssica Aparecida Lima Araújo)

 

TRABALHO PROFISSIONAL DO/A ASSISTENTE SOCIAL DURANTE A PANDEMIA NA PROTEÇÃO BÁSICA DA POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (Flaviane Shirley SantanaCarmem Lúcia Cruz Ravagnani)

 

“UM LUGAR SILENCIOSO”: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA GARANTIA DOS DIREITOS DOS SURDOS NO IFTM (Brenda Laiza Oliveira Souza; Soraia Veloso Cintra)

 

VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS: um problema contemporâneo (Vívian Aparecida Ribeiro Ramalho; Soraia Veloso Cintra)

 

 

Outras Informações

 

                                                     APRESENTAÇÕES DOS ARTIGOS E RELATOS DE EXPERIÊNCIA

 

A apresentação dos artigos e relatos de experiência serão realizadas na quarta-feira, dia 13 (artigos), e na quinta-feira, dia 14 de setembro (relatos de experiência).

Cada apresentação terá até 15 minutos que deverá ser respeitados por todos. O uso de slide é opcional. As apresentações são abertas. 

 

Salas de apresentação dos trabalhos

QUARTA-FEIRA, 13 de setembro

Artigos

 

SALA D 213

Coordenadora:  Jussara dos Santos Rosendo                                 

Debatedor:     Flander de Almeida Calixto  

Início : 14 horas

Monitora: Laura Mariane Ramos do Nascimento e Silva

 

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORAS(ES)

 

 

ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: produção do conhecimento no Serviço Social

Natalia Dias Ribeiro; Camila Maximiano Miranda da Silva

 

ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO

Jucélia Rodrigues da Costa; Cleudiane Barros dos Santos Borges; Camila Maximiano Miranda Silva

 

AS INFLUÊNCIAS DA POLÍTICA NEOLIBERAL BRASILEIRA NA ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

Maria Clara Rezende Andrade; Andreia Cristina da Silva Almeida

 

O NEOLIBERALISMO, ORGANIZAÇÕES PRIVADAS NÃO LUCRATIVAS E A ATUAÇÃO DA/O ASSISTENTE SOCIAL

Larissa de Matos Pedro; Micaele Gonçalves de Jesus; Camila Maximiano Miranda Silva

 

O SERVIÇO SOCIAL E AS DEMANDAS SOCIOAMBIENTAIS

 

Maria Lucrécia dos Santos; Soraia Veloso Cintra

A ATUAÇÃO DE ASSISTENTES SOCIAIS NA POLÍTICA URBANA: breves considerações

Ana Clara Gasparino; Mariana Davanzo; Camila Maximiano Miranda Silva

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SALA D 216

Coordenadora:  Alessandra Teixeira da Cunha Silva

Debatedora: Luzilene de Almeida Martiniano

Início : 15h30

Monitora: Isabella Cristina Pessetti

 

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORAS(ES)

A ATUAÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

 

Rosianie Aparecida Oliveira da Silva; Cássio Duarte Ferreira; Maria Aparecida Augusto Satto Vilela

DIREITOS DAS PESSOAS COM TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA

Nayara Kelly de Jesus Rezende; Carmem Lúcia Cruz Ravagnani

 

TRABALHO PROFISSIONAL DO/A ASSISTENTE SOCIAL DURANTE A PANDEMIA NA PROTEÇÃO BÁSICA DA POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

 

Flaviane Shirley SantanaCarmem Lúcia Cruz Ravagnani

OS IMPACTOS SOCIAIS DA VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR NAS RELAÇÕES FAMILIARES A PARTIR DA PERSPECTIVA DO SERVIÇO SOCIAL

Elizandra Ferreira da Silva; Andreia Cristina da Silva Almeida

O SERVIÇO SOCIAL CONTRA A VIOLÊNCIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Áquila Alves de Oliveira Salerno; Luzilene de Almeida Martiniano

VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS: um problema contemporâneo

 

Vívian Aparecida Ribeiro Ramalho; Soraia Veloso Cintra

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SALA: 217

Coordenadora: Soraia Veloso Cintra                                      

Debatedores: Júlia Francisca Gomes Simões Moita / Fabricio

Início: 14 horas

Monitora: Anna Laura Mendes Castiglioni

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORAS(ES)

A POBREZA MENSTRUAL COMO UMA DAS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL

 

Thayná de Freitas Guimarães Santos; Soraia Veloso Cintra

ANALISANDO NOMES DE DOCES BRASILEIROS: uma perspectiva de gênero

Bianca Monteiro e Silva; Karla Gabrielly Amaral de Siqueira; Letícia Gonçalves Heringer; Soraia Veloso Cintra; Stefany de Lima Alves

DE VÍTIMA A RÉ: como as mulheres vítimas de violência são julgadas nas redes sociais

 

Rafaela Beches; Soraia Veloso Cintra

MÃES NO CÁRCERE: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO SERVIÇO SOCIAL

Aline Santos Pereira; Camila Maximiano Miranda Silva

 

 

MULHER ENCARCERADA: o perfil das pesquisas relacionadas ao aprisionamento feminino no âmbito do serviço social

 

Verônica de Moraes Sampaio; Camila Maximiano Miranda Silva

REVISTA FONFON: a representação da mulher na imprensa do Estado Novo (1937-1945)

Adriel Henrique de Andrade;  Lorrayne Aparecida Moura Terrezza; Marina Maria Vieira Gomes; Júlia Francisca Gomes Simões Moita

 

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NO FOCO DAS LUTAS TRABALHISTAS: um olhar breve para a greve dos roteiristas nos Estados Unidos da América (EUA)

 

Higor Luiz Ferreira; José Fernando Siqueira da Silva

ANGOLA: LUTA POR LIBERDADE, IDENTIDADE E O PANAFRICANISMO

Leticia Silva Betelli; Maria Brenda Macedo; Aurelino José Ferreira Filho

 

 

QUINTA-FEIRA, 14/09

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

 

SALA 213

Coordenadora:       Carmen Lúcia Cruz Ravagnani

Debatedor:              Flander de Almeida Calixto

Início:                        14 horas

Monitora: Kariane Cristina Freitas Silva

 

 

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORAS(ES)

APOIO TÉCNICO SOBRE O SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA – PAIF

 

Lucas Matheus Dias Gonçalves

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA ESEBA/UFU: a trajetória de uma conquista histórica para os/as estudantes da educação básica

 

 

Fernanda de Magalhães; Verônica de Moraes Sampaio

INSTRUMENTALIDADE E SERVIÇO SOCIAL NO CREAS: criança e adolescentes vítimas de violência

 

Elizandra Ferreira da Silva; Flander de Almeida Calixto; Breno Nícolas Costa Silva

PERÍODO PANDEMICO E APOIO TÉCNICO:  RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ATUAÇÃO NOS MUNICÍPIOS DE ABRANGÊNCIA DA DIRETORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE ITUIUTABA-MG

Lucas Matheus Dias Gonçalves

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NA ESCOLA MUNICIPAL DA REDE DE ENSINO REGULAR

Beatriz Vieira Silva Pereira; Bruna Aparecida Silva; Flander de Almeida Calixto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SALA                         216

Coordenadora:       Camila Maximiano Miranda Silva                      

Debatedora:            Luzilene de Almeida Martiniano

Início:                        14 horas

Monitora: Eduarda Cristina da Silva

 

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORAS(ES)

ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA COORDENAÇÃO DO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL- CRAS NATAL: um relato de experiência

Gracielle Vilela Silva

ESTÁGIO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

 

 

Brenda Laiza Oliveira Souza; Camila Maximiano Miranda Silva

SEMEAR JOVENS PARA COLHER UM FUTURO. Projeto de Intervenção: Horta comunitária CRAS Natal

Gracielle Vilela Silva; Nathan Reinaldo Carvalho Silva; Eidi Paula Santos

 

SERVIÇO SOCIAL E O TRABALHO PROFISSIONAL: POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO COMO ASSISTENTE TÉCNICO/A SOCIAL

Jéssica Aparecida Lima Araújo

 

“UM LUGAR SILENCIOSO”: a importância da comunicação para garantia dos direitos dos surdos no IFTM

Brenda Laiza Oliveira Souza; Soraia Veloso Cintra)

 

INCLUSÃO DOS SURDOS NO AMBIENTE ESCOLAR E SEUS DESAFIOS

Brenda Laiza Oliveira Souza; Luzilene de Almeida Martiniano*

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SALA                         217

Coordenadora:       Júlia Francisca Gomes Simões Moita

Debatedora:            Edileusa da Silva

Início                         14 horas

Monitor: Gustavo Gonçalves de Oliveira

 

 

TÍTULO DO TRABALHO

AUTORAS(ES)

COMISSÃO DE HUMANIZAÇÃO E EVENTOS: relato de experiência das ações de educação permanente em saúde no Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos-HEI

Karoline Silva Paiva; Layla Fernanda Soares  Nunes  Filardi

 

 “EU COMBATO A VIOLÊNCIA. E VOCÊ?”:  ações institucionais de combate a violência

 

Bianca Monteiro e Silva; Karla Gabrielly Amaral de Siqueira; Letícia Gonçalves Heringer; Soraia Veloso Cintra; Stefany de Lima Alves  

 

 

PERFIL DAS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA ATENDIDAS NO CREAS DE ITUIUTABA-MG

Jucélia Rodrigues da Costa; Flander de Almeida Calixto

 

POR QUE CONSTRUIR UMA UNIVERSIDADE COM A NOSSA CARA? 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes – CONUNE

 

Bárbara Resende Batista; Julia Francisca Gomes Simões Moita

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tipo de evento: 
Área do conhecimento: 
Natureza do evento: