Escola Austríaca: uma abordagem introdutória

17/10/2019 - 19:00 hasta 22:00

Presentación

Os alunos do Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Econômicas (PET Economia) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), promovem a palestra "Escola Austríaca: uma abordagem introdutória", com os professores Alcino Eduardo Bonella e Rubens Garcia Nunes Sobrinho - ambos do Instituto de Filosofia da UFU. O evento ocorre na próxima quinta-feira (17/10), às 19h, no Auditório do Bloco 5S.

Objetivos
É presente no curso de Economia da Universidade Federal de Uberlândia uma demanda, por parte dos alunos, de uma abordagem e discussão de linhas de pensamento econômico alternativas e fora do mainstream. Dentre estas, uma das principais é a Escola Austríaca, que enfatiza o poder de organização espontânea do mecanismo de preços e se atenta à observância do individualismo metodológico, descrita pelos seus teóricos como "a análise da ação humana a partir da perspectiva dos agentes individuais". Os principais nomes desta linha de pensamento econômico são Ludwig von Mises, Carl Menger e Friedrich Hayek.

A motivação da palestra é atuar de maneira informativa e representativa dentro da comunidade acadêmica, já que grande parte dos estudantes de Economia se interessam sobre o assunto, mas simplesmente não encontram - ou encontram em pequena quantdidade - uma contrapartida bibliográfica ao longo da graduação. Assim, o objetivo é citar os principais autores, abordando suas ideias numa associação empírica com a realidade.

A participação de toda comunidade acadêmica é de vital importância para o fortalecimento de um debate acerca do tema, além de esclarecer alguns de seus pontos não apenas para os liberais, mas para as pessoas com as mais diversas linhas de pensamento.

Confira a página do evento no Facebook.

Suscripciones

Costo del evento: