15/10/2019 - 11:30

Presentación

Docente do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (Iarte/UFU), Luciana Arslan irá apresentar uma performance em homenagem ao Dia do Professor na próxima terça-feira (15/10), às 11h30.

Intitulado “Academia”, este trabalho tematiza o ofício da docência e pela primeira vez será realizado dentro da Biblioteca Central do Campus Santa Mônica. “Farei a apresentação entre as estantes de livros. A biblioteca, assim como o trabalho docente, são o fio condutor de toda a criação desta performance”, explica a artista, que é pesquisadora e está desenvolvendo uma série de projetos a partir das diversas corporeidades presentes nas instituições de ensino.

Ainda de acordo com ela, a biblioteca, a universidade e os eventos acadêmicos possuem práticas estéticas dissolvidas em sua cotidianidade usual. “Uma proposta artística pode enfatizar aspectos dramatúrgicos já presentes, mas que passam despercebidos. Este  trabalho de pesquisa corporal caracteriza-se como sendo de ‘context-expecific’, ou seja, foi criado para um contexto especifico: neste caso, a biblioteca, a hora do almoço, o trabalho do professor, etc.”, revela Arslan.

Residência

Esta ação faz parte de uma residência artística que Luciana Arslan está realizando, em parceria com a Biblioteca Central, e que durará até o final de 2020.

A biblioteca, neste caso, não se configura apenas como "um cenário", mas, assim como o trabalho docente, orienta e estrutura  toda a criação. A proposta tem como objetivos principais promover novos pontos de vistas, além de revelar um olhar crítico, poético, ampliado e complexo para o trabalho dos professores.

• Criação: Luciana Arslan;
  • Orientação do Estágio e Orientação Corporal: Vivian Barbosa;
  • Direção e Orientação Corporal: Fernando Barcellos;
  • Orientação da Dramaturgia de Academia: Daniella Aguiar;
  • Orientação Local: Paulo Assis das Cunha;
  • Fotografia: Paulo Soares Augusto;
  • Vídeo: Alex Silva;
  • Programação visual: Igor Carvalho Rodrigues.

Suscripciones

Costo del evento:

É grátis.

O visitante deve deixar sua mochila nos armários da biblioteca e respeitar as normas de uso do espaço.

Área del conocimiento:
Naturaleza del evento: