Projeto Prelúdio traz pianista mineiro Gabriel Oliveira à Uberlândia, dia 8/10

08/10/2019 - 18:00 hasta 22:00

Presentación

Idealizado pelas professoras Rosiane Lemos (piano) e Paula Callegari (flauta doce), o Projeto Prelúdio, que acontece desde 2009, tornou-se referência como palco de experimentação e amadurecimento da produção do curso de Música da UFU, por meio da realização de concertos de alunos e professores da instituição. Atualmente, sob a coordenação das professoras Fernanda de Assis e Rosiane Lemos, o projeto terá no dia 8 de outubro uma edição especial com a presença do pianista mineiro Gabriel Oliveira.

O recital de piano será na Sala Camargo Guarnieri, Bloco 3M, às 18h.

Natural de Itabira, Minas Gerais, Gabriel Oliveira nasceu em 1996 e iniciou seus estudos de piano com Yvone Ayres, aos 12 anos. Transferiu seus estudos para Belo Horizonte, onde por dois anos, frequentou a classe da Profa. Dra. Celina Szrvinsk. Em 2014, ingressou no curso de Bacharelado em Piano da Escola de Música da UFMG. Paralelamente a seu bacharelado, participou de diversos master classes com renomados professores, como Bruno Canino, Boris Berman, Josep Colom, Paul Stewart, Alexander Yakovlev, Alexandre Dossin, Berenice Menegale, Cristina Capparelli, Eduardo Monteiro, Cristian Budu, Kyoko Hashimoto, Mirta Herrera, Luiz Senise e Paulo Álvares. Participou ainda do Festival de Música de Divinópolis, em 2012, de sete edições do Festival de Maio, em Belo Horizonte, entre 2013 e 2019, do Festival de Pelotas em 2019 e da Semana Internacional de Piano de Óbidos em Portugal, também em 2019. Detentor de inúmeros primeiros lugares em concursos de piano, destacam-se o Concurso Jovens Solistas da Escola de Música da UFMG, em 2019, o 1º Concurso da Escola de Música Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, em 2017, o Concurso Casa da Música, em Porto Alegre, em 2017, o Concurso Profª. Edna Basetti Habbith, em Curitiba, em 2017, o 25º Concurso Nacional de Piano Souza Lima, em São Paulo, em 2016, o 14º Concurso Nacional de Piano Cora Pavan Capparelli, em Uberlândia, em 2016, o 23º Concurso Nacional de Piano "Professor Abrão Calil Neto", em Ituiutaba, em 2016. Também em 2016, apresentou-se como representante dos alunos de Bacharelado em piano na cerimônia de outorga do título de Doutor “Honoris Causa” pela UFMG ao celebrado pianista Nelson Freire. Tem se apresentado com êxito em importantes salas de concerto do país, tais como a Sala Sérgio Magnani e o Conservatório UFMG, em Belo Horizonte, o Auditório MuBe, em São Paulo, a Sala Cecilia Meireles e o Museu da República, no Rio de Janeiro, Espaço Cultural Capela Santa Maria, em Curitiba, entre outras. Desde 2014, Gabriel Oliveira é aluno do Prof. Dr. Miguel Rosselini.

PROGRAMA DE CONCERTO – GABRIEL OLIVEIRA

Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791)

Sonata nº18 em Ré maior, K.576

. Allegro