Prof. Dr. Leonardo Neves de Andrade

É Professor Doutor na Universidade de São Paulo, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Departamento de Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas (DACTB) atuando nas áreas de Bacteriologia e Genética Bacteriana. A formação profissional e acadêmica contemplou Graduação em Biomedicina pela Universidade de Franca (2000-2003), Pós-Graduação - Aprimoramento Profissional em Laboratório de Saúde Pública na área de Vigilância Epidemiológica pelo Instituto Adolfo Lutz de Ribeirão Preto (2004-2006), Mestrado (2006-2008) e Doutorado (2008-2011) em Ciências pela FCFRP-USP. Durante o Mestrado foi Biologista nos Laboratórios de Microbiologia e Sorologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) - USP (2006-2008). Durante o Doutorado realizou estágio no exterior (Doutorado Sanduíche) no Instituto Ramón y Cajal de Investigação Sanitária, Madri, Espanha (2010). Pós-Doutorado na FCFRP-USP (2011-2014), Pós-Doutorado na Universidade do Porto - Faculdade de Farmácia, Porto, Portugal (2014/2015) e Pós-Doutorado na FCFRP-USP (2015-2018). Tem experiência em bacteriologia clínica e genética e biologia celular e molecular bacteriana, atuando nas áreas de resistência a antimicrobianos e virulência bacteriana. Linha de pesquisa em investigação de efeitos químicos, físicos e biológicos na sensibilidade a antimicrobianos e na virulência bacteriana. Esta linha de pesquisa objetiva, principalmente, a avaliação e caracterização de alterações fenotípicas e moleculares na biologia bacteriana, a partir de modelos in vitro e in vivo, nas diversas condições fisiopatológicas que ocorrem em infecções bacterianas.