Novas mostras no Museu Universitário de Arte

26/04/2019 - 19:30 hasta 25/05/2019 - 17:00

Presentación

Nesta sexta-feira, 26/4, serão abertas duas novas mostras no no Museu Universitário de Arte (MUnA/UFU). A entrada é franca.

“A paisagem que nenhum de nós pode ver pelo outro” dos artistas João Oliveira e Priscila Rampin.

Busca mostrar que o senso comum atribui à paisagem certa dimensão distante e uma positividade nem sempre real: “veja que paisagem linda” dizem os viajantes. Em uma exacerbação do fator óptico, escorrega da mente que as paisagens são originadas com base na interação humana com o espaço físico-temporal, e que dessa relação decorre panoramas não ideais, não belos e não idílicos. Neste projeto os artistas propõem trabalhos em gravura, fotografia, escultura e fotoperformance que imprimem reconstruções fictícias e imprecisas de paisagens diversas, por vezes mais densas do que aquelas produzidas pela imaginação.

"Do Monumento ao Pequeno Gesto” do artista Luciano Vinhosa.

Partindo-se de fotografias de fissuras encontradas nas edificações de Niemeyer, Monumentos joga com as qualidades formais da frontalidade e da planalidade, recorrendo ao uso de linhas simplificadas e de volumes compactos para propor novas arquiteturas. Afirma a presença física da imagem a qual se inscreve diretamente no espaço real e projeta-se contra o corpo de quem a investe. O pequeno gesto constitui uma coleção de intervenções empreendidas obsessivamente pelo usuário urbano, por mim observadas e fotografadas. Os gestos estão latentes nos objetos desprezíveis, como garrafas, latas, guardanapos, restos de alimentos que foram abandonados em lugares quaisquer, mas de modo preciso.

Se o gigantismo das estruturas arquitetônicas reforça a ideia de monumento, as imagens de pequenos gestos, ao isolá-los dos contextos originais e enfatizá-los, os tornam emblemáticos e grandiloquentes, transfigurando-os em elogio ao derrisório. Uma ironia atravessa reciprocamente os trabalhos no que deles releva o grande do pequeno, o pequeno do grande

Abertura: 26/04/2019, sexta-feira, a partir das 19h30.

Visitação: Até 25/05/2019.

Horários: Segunda a quinta das 8h30 às 18h30, sexta das 8h30 às 21h00 e sábado das 10h às 17h.

Agendamento de visitas de grupos pelo e-mail educativo@muna.ufu.br.

Suscripciones

Costo del evento: