V UFUMUN - Identidade e Memória Cultural: passado, presente e futuro em jogo

27/04/2018 - 14:00 hasta 01/05/2018

Presentación

Imagine a simulação de uma reunião internacional, seguindo o modelo adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Debates nos quais os estudantes, representando os países por meio de sua delegação diplomática, defenderão seus posicionamentos sob a perspectiva da nação que representam. Tudo isso respeitando princípios e propósitos da Carta das Nações Unidas. É desta forma que o UFUMUN pretende levar, aos participantes, a compreensão de questões que permeiam o cenário internacional, nos aspectos econômicos, cultural e humanitário.

A atividade, que está em sua quinta edição, é promovida pelo Clube de Simulaçã o Osvaldo Aranha, do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Será realizada de 27 de abril a 1º de maio, no Campus Santa Mônica, e vai envolver cerca de 180 estudantes de diversas instituições. A abertura será no bloco 5S, às 18h30. De acordo com Gabriel Farah, estudante do curso de  Relações Internacionais e integrante da diretoria do evento, o tema deste ano é Identidade e Memória Cultural: passado, presente e futuro em jogo.

Para que os estudantes que representarão os países se inteirem dos temas, serão disponibilizados materiais dos assuntos dos seis comitês: Conselho de Segurança; Conselho Econômico Social da ONU (ECOSOC); Terceiro Comitê Social da ONU (SOCHUN); Comitê da Imprensa; Comitê Conjunto de Crise (CCC) e Corte Interamericana dos Direitos Humanos (CIDH). “A gente tem um guia de cada Comitê que está no nosso site e lá nós temos um recorte histórico da temática, da assembleia que a gente está simulando e dos posicionamentos dos países. Além disso, todos os  comitês vão ter palestras com professores, que a gente chama de briefing, que vão falar sobre os temas, dando embasamento para os inscritos”, explica Farad.

Os Comitês abordarão temas distintos como: Guerra na Coreia, Direitos LGBTI em países conservadores, Violação dos Direitos Humanos na Chechênia,  Dimensões Sociais para o Desenvolvimento da África e a Situação da Somália, Caso 12.879 de Vladimir Herzog e Guerra do Iraque e patrimônio histórico. O Conselho de Segurança terá uma particularidade, será todo simulado em inglês. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser realizadas por meio do link www.ufumun.com/events/ufumun.

O evento terá, no domingo, 29/4, às 20h, no Centro de Convivência do Campus Santa Mônica, uma Feira das Nações com a exposição dos aspectos culturais dos países participantes.

Programación

O evento terá ainda uma Feira das Nações com a exposição dos aspectos culturais dos países participantes.

Suscripciones

Costo del evento: