José Roberto Mineo

Professor e pesquisador do Instituto de Ciências Biomédicas da UFU

Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica (1977), mestrado (1980) e doutorado (1982) em Microbiologia e Imunologia pela pela Universidade Federal de São Paulo (USP). Foi professor visitante em Darmouth Medical School, nos Estados Unidos (1991-1994), e no Departamento de Biologia Celular e Molecular e Bioagentes Patogênicos da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (2000-2001).

Atualmente é professor titular de Imunologia no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e coordenador da área Ciências Biológicas III da Capes, compreendendo as áreas do conhecimento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia. Orientou 25 dissertações de mestrado, 14 teses de doutorado, 24 trabalhos de conclusão de curso, 26 projetos de iniciação científica e supervisionou 6 projetos de pós-doutorado. Orienta atualmente 3 dissertações de mestrado, 3 teses de doutorado, 2 trabalhos de conclusão de curso, 3 projetos de iniciação científica e supervisiona 2 projetos de pós-doutorado.

Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia celular e molecular do Toxoplasma gondii; fatores de virulência associados aos genótipos de T. gondii e outros parasitos filogeneticamente relacionados; caracterização da resposta imune em modelos experimentais de infecções por microrganismos intracelulares; imunodiagnóstico da toxoplasmose aguda em gestantes e recém-nascidos, e da reativação desta infecção em pacientes imunodeprimidos; imunodiagnóstico de infecções congênitas em outras protozooses que acometem a espécie humana e animais domésticos.