I Colóquio Sobre Transtorno Do Espectro Autista - TEA

Os processos de escolarização no contexto educacional
 03/10/2017 - 08:00 hasta 04/10/2017 - 18:00

Presentación

I Colóquio Sobre Transtorno Do Espectro Autista - TEA e os processos de escolarização no contexto educacional.

03 e 04 de outubro de 2017

É obrigatório a apresentação do comprovante de pagamento no ato do credenciamento.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou autismo refere-se a uma série de condições caracterizadas por desafios com habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal, bem como pela força de suas especificidades no âmbito da socialização. O autismo é apenas um dos transtornos que integram o quadro de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesse caso, o TEA foi definido pela última edição do DSM-V como uma série de quadros que variam quanto à intensidade dos sintomas e o prejuízo que provoca na rotina da pessoa. Nos período de 03 e 04 de outubro de 2017, será realizado o I Colóquio sobre Transtorno do Espectro Autista – TEA e os processos de escolarização no contexto educacional da Universidade Federal de Uberlândia. Realizado pelo Cepae – Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial, o núcleo de acessibilidade da UFU, esse evento é organizado pelo grupo de estudo e pesquisa em transtornos do espectro do autismo – GEPTEA. Formado por educadores que atuam na Educação Especial e que vivenciam os desafios no processo de inclusão dos estudantes com autismo, cotidianamente, o GEPTEA foi fundado a partir das experiências, propuseram iniciar esse grupo de estudo. Nesse contexto, o I Colóquio sobre Transtorno do Espectro Autista – TEA e os processos de escolarização no contexto educacional surge para propiciar um espaço de discussões, diálogos e reflexões sobre questões que envolvem os desafios apresentados no processo de inclusão e de acolhida dos estudantes autistas no seio das instituições de ensino. As ações desse colóquio buscam contribuir para o processo de ensino e aprendizagem no contexto da escola regular, classe comum e atendimento educacional especializado, a partir de reflexões e ressignificações da prática pedagógica, uma vez que os processos de escolarização do aluno autista tem representado um grande desafio para a escola regular.

Objetivo Geral:

Propiciar um espaço de discussões sobre os processos de escolarização de estudantes com Transtorno do Espectro Autista - TEA no contexto da sala regular de ensino e da sala especial.

Objetivos Específicos:

- Proporcionar um espaço de reflexão e debates acerca da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem do estudante com TEA.

- Congregar pesquisadores, professores, educadores e profissionais da área da educação especial para pensar e propor ações que promovam a inclusão de modo a garantir a qualidade dos processos de escolarização e de recepção do estudante com TEA na instituição educacional regular e/ou especial.

- Congregar discussões envolvendo ações avaliativas de todo o processo educacional, em especial, o ensino ofertado.

Programação/temas:

03/10/2017

7h 30m às 8h – Credenciamento

8h às 8h 30m – Abertura

8h30m às 12h - Palestra

Tema: Aprendizagem do aluno com TEA - Prática pedagógica do ensino estruturado

Palestrante: Claudia Coelho de Moraes – Coordenadora geral do Instituto Ninho do Rio de  Janeiro

Coordenação: Profª Maria Helena Fratari - GEPTEA - UFU

9h30m - Apresentação Cultural / Coffee Break

10:00 - 12:00:  Retorno a palestra

12h às 14h – Intervalo Almoço

14h às 17h – Conversas com quem ensina

Tema: Recursos pedagógicos para otimizar a aprendizagem das pessoas com TEA

Coordenação: Ângela Cássica Gomes - GEPTEA/UFU

Lanche a tarde: 17:00 HS

17h às 21h - Cine debate: Exibição e debate de filme: Uma viagem inesperada

Debatedores:

• Mãe de pessoa com autismo.
  • Pessoa com autismo.
  •  Profissional da saúde.
  • Profissional da educação: (Maria Isabel de Araújo – coordenadora de roteiro do Cemepe/PMU)

Coordenação do debate: Noemi Mendes Alves Lemes – GEPTEA UFU

04/10/2017

8h às 12h – Palestra

Tema: Processos cognitivos e aprendizagem das pessoas com TEA: o que o educador precisa saber?

Coordenação: Noemi Mendes Alves Lemes – GEPTEA

Palestrante: Carolina Almeida

9h30m - Apresentação Cultural / Coffee Break

10:00 - 12:00:  Retorno a palestra

12h às 14h – Intervalo Almoço

14h às 18h

Tema: Conversas com quem ensina: Desafios e sucessos na educação escolar do estudante com TEA

Coordenação: Athaileila Araújo Lira Cardoso – GPTEA

Suscripciones

Costo del evento:
Evento pago

Para se inscrever acesse o link:

Caso tenha necessidade de algum atendimento especial, acesse esse formulário:

- Custo: R$25,00 a inscrição

Esp. Wanda. Miranda Borges - PMU/Colégio Expansão Favinho de Mel/UFU

Esp. Weksilene da Silva - Escola da Cidade-/UFU

Certificados

Os certificados serão emitidos por via eletrônica no site nesse link http://www.siex.proex.ufu.br/certificados/pesquisar a partir do dia 16/10.

Só serão emitidos certificados com a participação de 70% de presença ou mais. Carga horária 20h.

Faculdade de Educação - FACED/UFU
Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis - PROEX/UFU