Hospital de Clínicas comemora Dia Mundial de Doação de Leite Humano

18/05/2017 - 18:00 hasta 26/05/2017 - 18:00

Presentación

Na próxima sexta-feira (19/05), é celebrado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, um momento especial de sensibilização da
sociedade para a importância da doação e uma iniciativa a mais para a proteção e promoção do aleitamento materno.

No Banco de Leite Humano do Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (BLH/HCU/UFU) a data será marcada com uma programação especial.

Banco de Leite Humano do HCU-UFU

O Banco de Leite Humano do HCU-UFU foi criado em 1988, no setor de Lactário, ligado ao Serviço de Nutrição e Dietética, com o objetivo de apoiar e promover o aleitamento materno e incentivar a doação de leite humano. Em 1990, foi credenciado pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

Em 2001, o setor foi transferido para a área atual e tornou-se um serviço autônomo ligado à Diretoria Clínica do hospital. Com a
mudança, várias ações foram implementadas. Em 2002, por exemplo, foi criado o projeto Disque Amamentação. Pelo
número (34) 3218-2666, as mães podem esclarecer dúvidas e obter orientações com uma equipe de estudantes dos cursos de graduação em Enfermagem, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia da UFU. Por mês, o projeto recebe de 60 a 80 ligações.

No ano seguinte, foram iniciados vários trabalhos de conclusão de curso, mestrado e doutorado tendo como base a unidade e em 2006 começaram os atendimentos do Consultório de Amamentação. A partir de 2013, o Banco de Leite Humano do HCU-UFU começou a receber alunos do curso de graduação em Nutrição para atividades de estágio curricular. O setor também faz parte do Programa de Residência Multiprofissional do Hospital, recebendo alunos residentes para exercício de suas atividades extracurriculares.

Com relação à doação de leite humano, o BLH é responsável pela coleta, processamento e rigoroso controle de qualidade do leite, para
posterior distribuição aos bebês internados na UTI Neonatal do HCU, visando à melhoria da qualidade de vida e, conuentemente, diminuindo os índices de mortalidade infantil.

Programación

Na quinta-feira (18/05), a partir das 18h, no Parque do Sabiá, haverá ação educativa sobre a importância da amamentação com a distribuição de material educativo sobre a doação de leite humano.

No dia 19, e durante a próxima semana, as doadoras irão receber, no momento da coleta domiciliar, uma rosa de tecido e um
cartão de agradecimento em nome da equipe do Banco de Leite Humano, das mães e dos pais de bebês internados na UTI Neonatal do HCU/UFU.

Suscripciones

Costo del evento: