A comemoração acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de maio em Ituiutaba.
 17/05/2017 - 14:00 hasta 19/05/2017 - 19:30

Presentación

O Programa de Apoio à Extensão Universitária da Universidade Federal de Uberlândia (Proext/UFU) realiza o evento “Irmandade São Benedito e Nossa Senhora do Rosário: 60 anos de devoção e resistência”, de 17 a 19 de maio, na Fundação Municipal Zumbi dos Palmares em Ituiutaba.

A comemoração será em homenagem à Irmandade, que realiza há 60 anos as festividades em louvor a São Benedito e a Nossa Senhora do Rosário, por intermédio de seus grupos de congos, moçambiques, marinheiro e o grupo de Trança de Fitas. O evento contará também com o Encontro Regional dos Ternos de Congos, Moçambiques, Marujos e Catupés.

A atividade acontece por meio do projeto “‘Axé pra quem é de axé saravá pra quem é de saravá’ Intolerância religiosa e Direitos Humanos: olhares sobre as práticas em religiões de matriz africana”, que pretende corroborar toda manifestação na perspectiva de reflexões acadêmicas e militantes sobre o tema.

Dia 17 de maio

Roda de conversa -14h00

Local: Fumzup

Tema: Vivências acadêmicas e práticas culturais ser de dentro e ser de fora.

Convidado: Jeremias Brasileiro

Palestra - Formação (19h30)

Local: Fumzup

Tema: Congadas - memórias, tradições e transformações.

Convidado: Jeremias Brasileiro Exposição e vendas de livro do autor.

Dia 18 de maio

Roda de conversa - 14h00

Local: Fumzup

Tema: Produção audiovisual e congada: valorizando a identidade cultural Convidado: Profº Drº Cairo Mohamad Ibrahin Katrib – Faced/UFU

Palestra - Cine Reflexão 19h30

Local: Fumzup

Tema: Religiosidade e fé: elementos mantenedores do congado.

Convidado: Profº Drº Cairo Mohamad Ibrahin Katrib – Faced/UFU

Dia 19 de maio

Roda de conversa - 14h00

Local: Fumzup

Tema: Apropriação cultural e congada.

Palestra - 19h30

Local: Fumzup

Tema: O Congado Mineiro e a Indústria do Entretenimento: apropriação, antropofagia e o Estado. Algumas reflexões”.

Convidado: Prof Msc Rubens de Oliveira Aredes.

Suscripciones

Costo del evento:

Ubicación

Fundação Municipal Zumbi dos Palmares: Av. Vinte e Cinco, , 992 - Bairro: Camargo - Ituiutaba - MG -
Tipo de evento:
Naturaleza del evento: