IV Encontro Regional de Ensino de Biologia

A profissão professor de Ciências e Biologia: ventando possibilidades em f(r)estas
 24/08/2017 - 08:00 até 26/08/2017 - 22:00
   4erebioufu@gmail.com

Apresentação

O IV Encontro Regional do Ensino de Biologia é um evento periódico da Regional 4 da Associação de Ensino de Biologia-SBEnBio, que foi criada em 1997 no VI Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia-EPEB na Faculdade de Educação da USP. A SBEnBio é uma associação civil, sem fins lucrativos e de caráter científico e cultural que tem por finalidade promover o desenvolvimento do ensino de Biologia e da pesquisa em ensino de Biologia entre profissionais deste campo do conhecimento.

 

O Encontro da Regional 4 circula entre as universidades dos estados de Minas Gerias, Goiás, Tocantins e Distrito Federal e o IV Evento será realizado na Universidade Federal de Uberlândia nos dias 24, 25 e 26 de agosto de 2017. A temática que permeará todo o evento foi pensada a partir da conjuntura política nacional em relação as políticas públicas em educação, de como em tempos de crise é necessário pensarmos na análise da conjuntura sem esmorecer, buscando nas brechas e frestas o colorido para deixar viva a Educação, a Educação em  Biologia. A profissão professor de Ciências e Biologia: ventando possibilidades em f(r)estas norteará a 4a. edição do EREBIO da Regional 4.

Programação

 

Palestrantes

Graduei-me em Biologia pela Universidade Federal de Viçosa realizando mestrado e doutorado em Educação pela Universidade E

Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Doutor pela Universidade Católica de Louvain. Pós-doutorado na Universidade de Genebra.

Joe Davis é um artista e pesquisador filiado ao Laboratório Alexander Rich no Departamento de Biologia do Institu

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, na linha Educação em Ensino de

Possui graduação (2002) em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado (2005) e doutorado (2013) em Ar

Inscrições

Custo do evento: 
Evento pago
Período de inscrições: 
06/04/2017 - 00:00 até 12/06/2017 - 23:45

Até dia 18/05/2017

Sócio

Não sócio

Estudante de Graduação

R$ 35,00

R$ 40,00

Graduados, estudante de pós-graduação, outros profissionais.

R$ 45,00

R$ 60,00

Professores da Educação Básica

R$ 45,00

R$ 60,00

Professores Universitários

R$ 70,00

R$ 180,00

Após dia 18/05/2017

Sócio

Não sócio

Estudante de Graduação

R$ 40,00

R$ 55,00

Graduados, estudante de pós-graduação, outros profissionais.

R$ 60,00

R$ 75,00

Professores da Educação Básica

R$ 60,00

R$ 75,00

Professores Universitários

R$ 120,00

R$ 235,00

  • ENVIOS DE TRABALHOS PRORROGADOS ATÉ O DIA 12 de junho!

 

NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS IV EREBIO*

 

 Realização de inscrição e envio de trabalhos:

1) O participante deverá entrar no link do sistema de inscrição do evento: 

https://sistemas.fau.org.br/participante/index.xhtml?idevento=238

2) Inserir e-mail e criar uma senha para acessar o sistema de inscrições

3) Realizar o Cadastro

4) Gerar Boleto Bancário

5) No campo “Trabalhos” do menu principal, clicar em “Adicionar Trabalho”

6) Preencher o campo “Título do Trabalho” com letras maiúsculas

7) Selecionar a opção de modalidade de apresentação (Ateliê de Criação ou Roda de Conversa) e o Eixo Temático

8) Anexar arquivos em doc.

 

Após clicar em "Gerar Boleto", clique em "Boleto Bancário" para acessar o mesmo. Indicado pela seta vermelha na imagem.
 

ATENÇÃO! É NECESSÁRIO O PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA QUE O TRABALHO INSCRITO SEJA AVALIADO!

 

 


Os EIXOS TEMÁTICOS do evento são:
 

1. Currículo e Disciplina Escolar Ciências e Biologia

2. Estratégias, Materiais e Recursos Didáticos na Educação em Ciências e Biologia

3. História, Sociologia e Filosofia da Ciência na Educação em Ciências e Biologia

4. Políticas educacionais na Educação em Ciências e Biologia

5. Formação de professores de Ciências e Biologia

6. Relações entre Educação, Ciências, Biologias e Culturas

7. Linguagens, Discurso e Educação em Ciências e Biologia

8. Educação em Ciências e Biologia em espaços não escolares e Divulgação Científica

9. Educação Ambiental

10. Corpo, Gênero e Sexualidade

 


 

Leia com atenção as instruções a seguir para envio de trabalhos:

Modalidades:

 

1. RODA DE CONVERSA

Na modalidade Roda de Conversa serão apresentados Pesquisa e Relatos de Experiência: supõe escrita, descrição e reflexão acerca de uma experiência docente ou pesquisa com dados coletados relacionadas ao tema central e aos eixos temáticos do evento, indicando o que esta representou para os sujeitos envolvidos. Na Roda de Conversa, a proposta é que um dos autores apresente seu trabalho de forma livre, sem o uso de equipamentos (como data show, banners, etc) em até 10 minutos, para que sejam possíveis entrelaçamentos e discussões com trabalhos e experiências dos demais autores e participantes da Roda. Com o intuito de contribuir para o debate, é livre o uso de materiais como fotografias, desenhos, pequenos textos, sendo que estes devem ser de inteira responsabilidade do autor.

 

Normas de formatação dos trabalhos

1) Serão aceitos trabalhos em português, inglês e espanhol. 

2) O texto completo, com título, resumo, palavras-chave e referências deve ter entre 5 e 8 páginas, sem identificação do(s) autor(es). Deve ser editado em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, folha A4, margens 2,5 e alinhamento justificado. Os arquivos deverão ser anexados ao sistema no formato .doc e nomeados da seguinte forma: rodadeconversa.doc. Somente arquivos em .doc sem senha poderão ser anexados.

3) O resumo no texto completo deve ter o mínimo de 600 caracteres e o máximo de 800 caracteres com espaço. Editado em fonte Times New Roman tamanho 12 e espaço simples. Seguidos de 3 (três) palavras-chave.

4) O título do trabalho deve estar com todas as letras maiúsculas, centralizado e em negrito.
 

Atenção: Em caso de aceite, será necessário o reenvio do trabalho com identificação do autor e co-autores.

O nome do(s) autor(es) deve aparecer na(s) linha(s) abaixo do título (um autor por linha), seguido(s) da instituição dos autores, fonte de financiamento (se houver) e e-mail do(s) autor(es).

 

 

2. ATELIÊ DE CRIAÇÃO

Ateliê de Criação se propõe a ser um espaço dedicado à exposição de materiais didáticos, instalações, fotografias, filmes, dentre outras produções artísticas realizadas por professores e pesquisadores da área. As produções devem estar relacionadas com o tema central do evento e com algum dos seus 10 eixos temáticos.

 

Normas de formatação dos trabalhos

1) Serão aceitos trabalhos em português, inglês e espanhol.

2) O trabalho a ser enviado para avaliação do comitê científico deve estar relacionado a um dos dez eixos temáticos do evento, devendo ser elaborado na forma de resumo.

3) O título do trabalho deve estar com todas as letras maiúsculas, centralizado e em negrito.

4) O arquivo com o trabalho deve ser enviado em formato doc,  sem a identificação do(s) autor(es) e ser nomeado da seguinte forma: atelie.doc. Somente arquivos em .doc sem senha poderão ser anexados.

5) O resumo deve conter de 1800 a 4000 caracteres (incluindo espaços), fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, folha A4, margens 2,5, alinhamento justificado e parágrafo único.

 

Atenção: Em caso de aceite, será necessário o reenvio do trabalho com identificação do autor e co-autores.

O nome do(s) autor(es) deve aparecer na(s) linha(s) abaixo do título (um autor por linha), seguido(s) da instituição dos autores, fonte de financiamento (se houver) e e-mail do(s) autor(es).

 

Observação:

– Cada trabalho submetido poderá ter no máximo cinco autores.

– Cada autor poderá submeter no máximo 2 trabalhos, seja como roda de conversa ou ateliê de criação.

– Dúvidas entrar em contato através do email: 4erebioufu@gmail.com

 

* Os certificados estarão disponíveis no site do evento.

 

Localização

Rua Ceará, 1720 - Instituto de Biologia - Uberlândia - 38405-320
Campus Umuarama - Bloco(s) 8C e 2A

Edições Anteriores

Dicas de Hospedagem

 

O evento irá acontecer na Universidade Federal de Uberlândia - Campus Umuarama!

As opções de hospedagem mais próximas ao campus são:

Hotel Umuarama
Rua Rio Grande do Norte, 2750 - Umuarama, Uberlândia - MG
47 Aptos
Apto Single R$ 95,00 / Apto Double R$ 130,00 / Apto Triple 180,00 / Apto Quadruplo 220,00
Tel. (34) 32121322
Desconto para integrantes do evento a depender do número de reservas.

Carlton Plaza
Av. Antônio Thomaz Ferreira de Rezende, 160 - Uberlândia - MG
61 Apto
TRF Final de semana: Apto Single R$ 115,00 / Apto Double R$ 139,00 / Apto Triple 169,00 / Apto Quadruplo 199,00
Tel. (34) 32336300
Desconto para integrantes do evento a depender do número de reservas. Tratar com Josibel.

Hotel das indústrias* 
Rua Dr. Luiz Antônio Waack, 400 - Marta Helena, Uberlândia - MG
19 Apto
Apto Single R$ 80,00 / Apto Double R$ 140,00
Tel. (34) 32371612
*Trajeto até a Universidade com pouca segurança

Pousada Dona Zilá
40 Aptos - 2 camas por quarto
R$ 50,00 diária
Tel. (34) 32137205 / (34) 996504131
 


Como o bairro não oferece muitas opções de hospedagem, indicamos também hotéis no Bairro Santa Mônica próximos ao Campus Santa Mônica da UFU. A mobilidade com ônibus na cidade é relativamente boa e explicaremos como chegar ao local do evento a partir do Centro e do Bairro Santa Mônica na aba "Como Chegar".

Hostel Porto Sem Fronteiras
R. Izaura Augusta Pereira, 296 - Santa Mônica
Mais informações: https://www.facebook.com/hostelbedandbreakfast.portodlafronteira
https://www.airbnb.com.br/rooms/2927687

Hotel Ibis Uberlândia 
Av. João Naves de Ávila, 1590 A
Mais informações: http://www.ibis.com/pt-br/hotel-6523-ibis-uberlandia/index.shtml

Sanare Hotel
Av. João Naves de Ávila, 2350
Mais informações: https://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g303400-d4931297-Reviews-San...

Hotel Mercure Uberlândia Plaza Shopping
Rua da Bandeira, 400
Mais informações: http://www.mercure.com/pt-br/hotel-9602-mercure-uberlandia-plaza-shoppin...

Uberpalace Hotel

Av. João Naves de Ávila, 1200
Mais informações: http://www.uberpalace.com.br/

EXECUTIVE INN HOTEL

SINGLE – R$ 190,00

GRAN EXECUTIVE HOTEL

SINGLE – R$ 200,00

Ambos estão incluso café da manhã, wi-fi e estacionamento.

O Gran Executive é recém inaugurado, hotel padrão 4 estrelas com piscina e academia própria. Os quartos são padronizados de piso frio, TV LCD 40 polegadas com canais à cabo, frigobar, ar condicionado, cortinas black-out e janelas anti ruídos. Contamos também com serviços de lavanderia e restaurante à la carte 24 horas.
 


Estamos organizando e logo mais teremos informações sobre hospedagem solidária!

Como Chegar

Aos que vão se hospedar no bairro Umuarama já estarão pertinho de nós. Mas para quem for se hospedar em outros bairros, indicamos alguns trajetos de ônibus que vão para a UFU - Campus Umuarama:

Saindo do Terminal Central

T121 - (Um detalhe mega importante desse ônibus: pegue ele no fim da plataforma "B". Ele vai para outros lugares quando chega ao terminal e para logo no começo da plataforma. Aconselhamos que perguntem a alguém que o está esperando se ele vai para o Umuarama caso bata aquela dúvida).

  •  Já dentro do ônibus, vez ou outra cheio, ele irá subir bastante a Avenidade Afonso Pena. Virará à esquerda. Depois de alguns quarteirões à direta. Você estará na Avenida Brasil. Indicamos que desça no 3ª ponto dessa avenida, logo após um posto de gasolina na esquina. O Campus Umuarama estará à esquerda. Suba alguns quarteirões da Rua Acre. Você estará no Campus Umuarama!  

 

T120 - 

T122 -

Saindo do Bairro Santa Mônica

I232 - 

T132, T101 e T103 - 

Apoio

Faculdade de Educação - FACED/UFU
Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis - PROEX/UFU
Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD/UFU

Realização

Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Tipo de evento: 
Natureza do evento: