I Seminário Interno sobre Internacionalização da UFU

 07/12/2017 - 08:30 até 08/12/2017 - 18:00

Apresentação

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) e a Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRII), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), promovem, nos dias 7 e 8 de dezembro de 2017, o "I Seminário Interno sobre o Pide-UFU e o Processo de Internacionalização: Possibilidades e Desafios". O evento acontecerá na Sala de Reuniões da Fundação de Apoio Universitário (FAU). 

O seminário é aberto a gestores da universidade, coordenadores da pós-graduação, pesquisadores, discentes, especialistas em Tecnologia da Informação, professores e servidores membros dos Comitês de Assessoramento da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais, bem como aos demais interessados no debate e reflexão sobre estratégias de implementação da Política de Internacionalização da UFU.

Programação

Dia 7/12, quinta-feira (local: Sala de Reuniões da FAU)
8h30 - abertura do I Seminário Interno sobre Internacionalização da UFU (reitor)
9h às 9h45 - introdução ao Programa de Internacionalização - CAPES -PrInt (Propp e DRII)
9h45 - intervalo
10h às 11h - Writing Center: Centro de Apoio linguístico ao pesquisador na produção de textos científicos e a experiência da UFPR
11h às 12h - Inglês como Língua de Instrução: desafios e possibilidades (Prof. Dr. Ronald Barry Martinez, coordenador do Projeto CAPA-UFPR)

Dia 7/12, quinta-feira (local: Sala de Reuniões da FAU)
14h às 15h45 - Collaborative Online International Learning (COIL): experiência Fatec (Prof. Dr. Osvaldo Succi Jr.)
15h45 às 16h - intervalo
16h às 17h - organização e coleta de dados para gestão do processo de internacionalização: sistema de gestão de processos de Internacionalização da Unesp (Marcos Antunes)
17h às 18h - reflexões sobre os temas debatidos

Dia 8/12, sexta-feira (local: Sala de Reuniões da FAU)
9h às 10h - MiriadaX na UFU? (Luiz Pedro Kikuki Gomes, Telefônica Educacional Digital)
10h às 10h15 - intervalo
10h15 às 11h30 - Capes e estratégias de Internacionalização da Educação Superior (Patrício Marinho, coordenador de Parcerias Estratégicas no Norte Global e Oceania/Capes)
11h30 às 12h - proposta apresentada à Fapemig visando à implementação de Programa para a Internacionalização das IES Mineiras (Propp e DRII)

Dia 8/12, sexta-feira (local: Sala de Reuniões da FAU)
14h às 15h - A) Plataforma Carolina Bori: reconhecimento e revalidação de diplomas emitidos por universidades estrangeira; B) Línguas estrangeiras e internacionalização: apoio SESu (Prof. Dr. Noraí Romeu Rocco, coordenador-geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior
15h às 15h45 - Plano de Ação dos Comitês de Assesoramento da DRII e a Política de Internacionalização da UFU e Apresentação da proposta (versão preliminar) de Política de Internacionalização da UFU:
princípios e estragégia
15h45 às 16h - intervalo
16h às 17h - Plano de Ação dos Comitês de Assesoramento da DRII e a Política de Internacionalização da UFU e Apresentação da proposta (versão preliminar) de Política de Internacionalização da UFU:
princípios e estragégia
17h às 18h - considerações finais

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito