I Comunica Ciência - Encontro Mineiro de Pesquisadores e Jornalistas

Caminhos para divulgação e jornalismo científico
 25/04/2018 - 08:00 até 18:00
   dirco@ufu.br    (34) 3239-4350(34) 3239-4349

Apresentação

As universidades públicas são o principal celeiro de pesquisas no Brasil. Portanto, a sociedade civil é a maior financiadora de ciência no país. Mas de que forma os cidadãos podem acompanhar o desenvolvimento dessas pesquisas e entender o impacto social delas? Para isso, divulgar a ciência é preciso.

Com essa justificativa, a Diretoria de Comunicação Social (Dirco) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/UFU) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), propõe a realização do “I Comunica Ciência - Encontro Mineiro de Pesquisadores e Jornalistas”, no dia 25 de abril de 2018, no Campus Santa Mônica, em Uberlândia.

O objetivo geral desta primeira edição é refletir sobre o tema “Caminhos para divulgação e jornalismo científico”. Entre os objetivos específicos, pretende-se problematizar a relação entre comunicação pública, educação e ciência; promover o diálogo entre pesquisadores e jornalistas; apresentar experiências de divulgação científica de outras instituições; e organizar um grupo de trabalho formado por comunicadores e diretores de pesquisa das instituições de ensino superior.

O público-alvo do “I Comunica Ciência” são pesquisadores, professores, comunicadores e estudantes de Comunicação e/ou vinculados a projetos de pesquisa.

Pré-evento: 24/04/2018

14h - Reunião (aberta ao público) do grupo de trabalho formado por comunicadores e diretores de pesquisa das instituições de ensino superior, com painel de pesquisadores da UFU envolvidos com divulgação científica.

[PARTE 1] 14h - 16h: Painéis de pesquisadores - Sessões A, B, C e D

Local: Bloco 3D - Salas 3D 103, 3D 104, 3D 202 e 3D 204.

[PARTE 2] 16h30: Reunião do grupo de trabalho (debate com os integrantes das quatro sessões)

Evento: 25/04/2018

8h - Credenciamento

Local: Hall de entrada do Bloco 3Q

8h30 - Abertura

Valder Steffen Júnior, professor e reitor da UFU e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC)

Carlos Henrique de Carvalho, professor e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU

Renata Neiva, diretora de Comunicação da UFU

Diélen Borges, jornalista da Diretoria de Comunicação da UFU e integrante da Rede Mineira de Comunicação Científica

Evaldo Ferreira Vilela, presidente da Fapemig

10h - [Conferência] Comunicação, Educação e Ciência

Simone Terezinha Bortoliero

Professora de Comunicação na UFBA e coordenadora da Agência de Notícias em C&TI

14h - A ciência que nós fazemos: os caminhos da divulgação científica na UFMG

Silvania Sousa do Nascimento, professora e diretora de Divulgação Científica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

16h - [Mesa-redonda] Pesquisadores e jornalistas: um diálogo possível

Debatedores:

Dennis Barbosa, jornalista formado pela ECA/USP e editor de ciência, saúde e meio ambiente do portal G1

José Roberto Mineo, professor e pesquisador do Instituto de Ciências Biomédicas da UFU

Mediador: Marcelo Marques, professor do curso de Jornalismo da UFU

Professora e diretora de Divulgação Científica da UFMG

Editor de ciência, saúde e meio ambiente do portal G1

Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Professora de Comunicação na UFBA e coordenadora da Agência de Notícias em C&TI

Professor e pesquisador do Instituto de Ciências Biomédicas da UFU

Professor do curso de Jornalismo da UFU

Custo do evento:
Período de inscrições:
19/02/2018 - 00:00 até 24/04/2018 - 23:00

Ouvinte no evento:

Preencha o formulário.

Apresentação de painel no pré-evento:

Os pesquisadores interessados em inscrever painéis sobre seus trabalhos de divulgação científica devem enviar resumo para o e-mail dirco@ufu.br até 5 de abril de 2018. O resumo deve conter título e texto com até 3 mil caracteres (com espaços).

A lista de trabalhos aprovados será divulgada no dia 16 de abril de 2018. As apresentações acontecerão no pré-evento, no dia 24/04, a partir das 14h. Cada participante terá 15 minutos para exposição.

Avenida João Naves de Ávila, 2121 - - Uberlândia/MG - 38408-100
Campus Santa Mônica - Bloco(s) 3Q - Sala(s) Anfiteatro

Submissão de Trabalhos

Os interessados em apresentar trabalhos no pré-evento, marcado para o dia 24, podem submeter propostas até 5 de abril. O objetivo do pré-evento é ser um espaço para a troca de experiências em divulgação científica. Cada participante terá 15 minutos para exposição e poderá utilizar o data-show do anfiteatro. O debate será coordenado pelo diretor de Pesquisa da UFU, professor Kleber Del-Claro.

As inscrições tanto para o evento quanto para a submissão de trabalhos são gratuitas e abertas estudantes, pesquisadores e jornalistas. É preciso inscrever-se no encontro preenchendo o formulário e enviar resumo para o e-mail dirco@ufu.br até 5 de abril de 2018.

O resumo deve conter título e texto com até 3 mil caracteres (com espaços), bem como nome(s) do(s) autore(s) e instituição(ões) a que estão vinculados como estudante(s), pesquisador(es) ou jornalista(s). O formato deve atender às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), mas não é necessário utilizar modelo específico do encontro, como ocorre em alguns eventos acadêmicos.

Serão gerados certificados via Sistema de Informação de Extensão (Siex) de apresentação (para os que comparecerem ao pré-evento) e de autoria para aqueles cujos nomes constarem no resumo.

A lista de trabalhos aprovados será divulgada no dia 16 de abril de 2018, na página www.eventos.ufu.br/comunicaciencia.

Natureza do evento: