Painel - 70 anos da televisão no Brasil: história, memória e historiografia

14/09/2020 - 15:00 até 18/09/2020 - 17:00
 Transmissão ao vivo no canal “LAPEH nas redes”    70anostv@gmail.com

Apresentação

No dia 18 de setembro de 1950 entrava no ar a TV Tupi de São Paulo. A iniciativa do empresário Assis Chateaubriand seria o início da trajetória daquele que se tornaria o meio de comunicação mais popular do Brasil, a televisão. No ano em que a TV completa 70 anos, o curso de História do Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICHPO)  da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realiza o "Painel - 70 anos da televisão no Brasil: história, memória e historiografia". O objetivo é colaborar para a compreensão da televisão enquanto um fenômeno social e instigue discentes, docentes e comunidade em geral a refletir e pesquisar sobre os impactos do meio televisivo em nossa história.

O Painel ocorrerá entre os dias 14 e 18/09 e contará com duas conferências e três mesas-redondas. O evento pretende reunir pesquisadores das áreas de História e Comunicação de diversas instituições brasileiras para debater sobre as relações entre televisão e história em suas dimensões sociais, políticas, econômicas, tecnológicas e estéticas. Em cumprimento as medidas sanitárias de distanciamento e isolamento social em decorrência da pandemia do coronavírus, o evento ocorrerá de forma remota. A atividade conta com o apoio do Laboratório de Pesquisa e Ensino em História (LAPEH-UFU), que disponibilizará seu canal no YouTube, o "LAPEH nas Redes" para a exibição das atividades.

14/09 –

Conferência de Abertura - Igor Sacramento (Fiocruz)

O YouTube como arquivo na pesquisa histórica de televisão no Brasil

Mesa 1- Arquivos e memória televisiva Cássia Palha Louro (UFJS)

Memórias de professores sobre a televisão Rodrigo Archangelo (Cinemateca Brasileira) – As telerreportagens da TV Tupi na Cinemateca Brasileira: histórico da coleção, possibilidades de pesquisa, conexões com o cinema. Nuno Manna (UFU) – A TV atordoada Mediação: Giliard Prado (UFU)

Mesa 2

Educação, Ciência e Cultura na televisão Eduardo Amando de Barros Filho (IMES/UNOESTE): 60 anos da TV Cultura de Assis Chateaubriand Wellington Amarante Oliveira (UFU): A educação na televisão brasileira: as experiências do Telecurso 2º Grau e do Canal Futura (1978-1997) Lívia Maria Botin (USP) – As ciências em debate no programa Roda Viva (TV Cultura) Mediação: Marco Sávio (UFU)

Mesa 3

Uma história política da televisão brasileira Edvaldo Sotana (UFMT): História da TV no Centro-Oeste na década de 1960 Emilla Grizende Garcia (UFJF): Televisão sob controle: a ação e ingerência da censura de diversões públicas no meio televisivo Carla Teixeira (UFMG): O Diário da Constituinte e a “ação de segmentos ideológicos”: o debate sobre o mandato presidencial de José Sarney em julho de 1987 Mediação: Angela Teles (UFU)

Conferência de encerramento -Áureo Busetto (UNESP/ASSIS)

"O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo": recepção coletiva do papel da emissora, 1980-2013.

Custo do evento:
Período de inscrições: